As construções são feitas na sua maioria com materiais locais e naturais, recorrendo técnicas de construção tradicional locais e/ ou a aplicação de técnicas de construção sustentável modernas, pela criação de edifícios com baixo impacto ambiental, com um comportamento térmico que garante os requisitos de conforto, valorizar os materiais da região, valorizar e recuperar técnicas de construção tradicionais e regionais, estimular a formação e economia local.
Estão incorporados sistemas passivos tirando partido do clima e dos recursos naturais para a manutenção do conforto e salubridade interior dos espaços, baixando o consumo energético, impacto ambiental e emissões. Estes sistemas permitem melhorar o conforto e o comportamento térmico interior.
O processo construtivo usado, foi um sistema misto com estrutura de madeira (pilares e vigas) e paredes de Tabique no quarto, e paredes de palha enconfrada na Cozinha e Lavadouro.
Foram também usados outros sistemas construtivos para os elementos de mobiliário, nomeadamente Barro encofrado, Taipa e modelação directa (COB).